ESCAMBO POPULAR

O Movimento Escambo de Teatro Livre de Rua é um movimento de irradiação cultural que reúne, atualmente, além de grupos de teatro de rua, poetas, e artistas populares dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Açailândia no Maranhão, Uruará no Pará, Samambaia no Distrito Federal, Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro, Canoas no Rio Grande do Sul e Rosário na Argentina, com o intuito de socializar suas experiências artísticas, culturais, políticas e comunitárias.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

VOCABULÁRIO DO MOVIMENTO ESCAMBO



ESCAMBO

Encontro sempre que possível do MOVIMENTO POPULAR ESCAMBO LIVRE DE RUA, com a presença de todos grupos de teatro de rua, dança, capoeira (alguns com espetáculos outros com representantes), artistas de outras áreas como cinema/vídeo/fotografia, artes plásticas, grafite, musica e folguedos populares. acontece desde 1991 tendo o seu início na cidade de Janduís-RN com a participação dos grupos: Alegria-Alegria de Natal-RN, Escarceu e Terra de Mossoró-RN, Boca de Rua de Currais Novos-RN, Folia Carnaubense de Carnaúba dos Dantas-RN, Canal Cultural de Campo Grande-RN, Baraúnas de Lagoa Nova-RN, Nhanduís, Emanduís e Filhos do Sol de Janduís-RN e uma representação de artistas da Cidade de Icapuí-CE, tendo em seguida nascido em Icapuí o Grupo flor do Solo da Praia da Redonda.

ESCAMBIOSE
Nome do informativo do Movimento Escambo, nascido nesse mesmo período na cidade de Janduís-RN e em circulação, sempre quando possível até os dias atuais.

ESCAMBITO
Nome criado pelo companheiro Raimundinho, que era vice-prefeito de Janduís-RN no final de 1990. Era um personagem que corria por todo o Rio Grande do Norte com o teatro popular. Depois o nome passou a denominar os pequenos escambos regionais.
FEZ
Federação Escambista de Sinuca, criada no XXVI Escambo Popular Livre de Rua no Bairro do Pici na cidade de Fortaleza-CE. Assim como o Movimento a Federação não tem diretoria, todos são donos dela. A regra principal é acabar com a regra estebelecida pelos jogadores de sinuca, experimentando várias formas diferentes de postar a bola e de jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, comente sem falsidade. Acreditamos que todo tipo de critica é útil a reflexão. Aguardamos.

XXVIII ESCAMBO POPULAR LIVRE DE RUA - UMARIZAL-2010

XXVIII ESCAMBO POPULAR LIVRE DE RUA - UMARIZAL-2010

Quem sou eu

Minha foto
Mostrar o contraste entre o belo da natureza, de uma arquitetura atrativa e artística e o feio produzido pelo descaso dos humanos.